Guia
Transporte de animais de estimação
Como organizar?
Neste guia, irá aprender
Os animais são um tipo especial de remessa. Isto porque não está apenas em jogo a segurança adequada, mas também o conforto e a saúde de um ser vivo e sensível. Como preparar o seu animal de estimação para a viagem? Que documentos precisamos ter e o que temos o direito de exigir da transportadora?
Cães e gatos podem causar problemas durante o transporte. Para facilitar as coisas para si e para eles, é uma boa ideia habituar o seu animal de estimação a viajar de carro e a estar numa transportadora. Se o seu cão ou gato só associa o carro a visitas desagradáveis ao veterinário, é provável que fique assustado durante a sua primeira viagem longa. Portanto, antes de levar o seu animal de estimação para o estrangeiro, faça uma viagem curta e agradável com ele. Se, por outro lado, ele nunca passou tempo numa bolsa ou transportadora antes, tente fazê-lo sentir-se confortável nelas. Compre o equipamento antes da viagem, coloque-o na casa ou no jardim e coloque guloseimas ou brinquedos dentro dele. Isso ajudará o seu animal de estimação a habituar-se à transportadora. Também evitará problemas para convencê-lo a entrar.
Pedimos conselhos à Sra. Aneta Tyl, criadora de cães. A Sra. Aneta destaca as dificuldades que podem surgir ao transportar cães, especialmente cachorros que nunca viajaram de carro antes.
"Quando o carro arranca, o cãozinho pode entrar em pânico porque será atingido pelo facto de algo com que nunca teve de lidar estar a acontecer. Os cães costumam vomitar durante as primeiras viagens. Por isso, vale a pena proteger o carro. Além disso, é necessário proporcionar um ambiente confortável e relativamente livre de stress para o cão. Ele deve ter a companhia de um ser humano. No entanto, é importante não se irritar quando ele entrar em pânico. Coisas como enjoo são inevitáveis, especialmente em cachorros. É uma boa ideia levar 2-3 brinquedos novos com você. Há uma boa chance de que um ataque de pânico seja interrompido pela brincadeira." O blogue da Sra. Aneta também nos lembra que, quando um cão entra em pânico, o cuidador deve tentar acalmá-lo. Não deve ficar nervoso, pois isso só vai piorar o estado do cão. Gostaríamos também de lembrar que deve fazer paragens e levar o seu animal de estimação para uma pequena caminhada e dar-lhe água regularmente.
Como posso organizar o transporte do meu animal de estimação para o estrangeiro?
Para transportar o seu animal de estimação para o estrangeiro, deve primeiro tratar das formalidades. O animal precisa dos documentos corretos e também deve ser submetido a testes. A Inspeção Veterinária Chefe descreve exatamente quais os requisitos que devem ser cumpridos. Regras gerais para a circulação de animais de companhia na UE (em vigor desde 1 de janeiro de 2012)
Cães, gatos, furões: 1. devem ser identificados com um MICROCZIP. 2. devem ser vacinados contra a raiva. 3. devem ter um passaporte, emitido por um veterinário autorizado, que certifique a validade da vacinação contra a raiva.
Microchip
O microchip codifica o número de 15 dígitos atribuído ao animal. É um pequeno dispositivo (12 mm x 2,1 mm) que regista dados sobre o animal e o proprietário. O microchip é implementado com uma agulha.
Vacinação contra a raiva
A vacinação torna-se válida 21 dias após a primeira vacinação administrada a um animal com mais de 3 meses de idade. Se o animal for vacinado regularmente, a próxima vacinação torna-se válida no dia em que é realizada.
Passaporte
O passaporte é emitido por um veterinário autorizado. É emitido imediatamente (se o animal já tiver sido vacinado contra a raiva). Os registos dos médicos autorizados a emitir documentos são mantidos pelos conselhos veterinários distritais e podem ser consultados no site da Câmara Nacional de Medicina Veterinária (http://www.vetpol.org.pl/). O custo da emissão de um passaporte é de 51 zł. Estes são os requisitos básicos a cumprir quando se viaja dentro da União Europeia. No entanto, alguns países têm requisitos adicionais. O transporte de animais para o Reino Unido, Irlanda, Finlândia e Malta está associado à necessidade de profilaxia contra a tênia Echinococcus multilocularis. A profilaxia deve ser realizada no mínimo 120 horas e no máximo 24 horas antes de cruzar as fronteiras dos países mencionados.
Como transportar o meu animal de estimação com a ajuda de uma empresa de transporte?
Transportar animais de estimação com a ajuda de uma empresa de transporte Também pode transportar o seu cão ou gato através de uma empresa de transporte.
Se precisar de transporte para si e para o seu animal de estimação, também pode procurar uma empresa que transporte ambos. Algumas empresas permitem transportar o seu animal de estimação juntamente com um acompanhante.
Autorizações das empresas de transporte
Antes de confiar o seu animal de estimação a uma empresa de transporte, certifique-se de que esta possui as autorizações necessárias. «Se o transporte de animais for realizado nos termos de um serviço de transporte, o transportador é obrigado a possuir a autorização adequada, que é obtida através de um procedimento administrativo perante o Veterinário Distrital. Para obter esta autorização, a tripulação do meio de transporte deve possuir uma licença para transportar animais.
Existe uma base de dados de empresas autorizadas a transportar animais, mantida por cada Veterinário Distrital. Como os transportadores especializados no transporte de animais de companhia (cães, gatos, etc.) não operam em todos os concelhos ou províncias, é mais fácil procurar um transportador adequado através da Internet. Isto pode ser feito utilizando a lista de transportadores autorizados disponível no site da Inspecção Veterinária Chefe. No entanto, este documento é difícil de recomendar para quem pretende enviar o seu animal de estimação numa viagem longa para o estrangeiro. Lembre-se de que a empresa que transporta o seu cão ou gato deve ter as autorizações necessárias. Ao confiar o seu animal de estimação a um transportador profissional, está a garantir a sua segurança e cuidados adequados.
Independentemente dos esforços feitos para proporcionar ao nosso animal de estimação as condições de transporte mais amigáveis, devemos lembrar que enviar o seu cão ou gato numa longa viagem não é de todo uma viagem atraente para ele. Para qualquer animal de estimação, é um stress gigantesco que só pode ser mitigado, mas não totalmente eliminado. Por esta razão, o transporte prolongado de animais, especialmente espécimes jovens e fracos, deve ser limitado apenas a situações absolutamente necessárias. Pergunte ao seu veterinário como preparar o seu animal de estimação para tal viagem.
Que tipos de transportadoras e acessórios para animais de estimação existem?
Pode transportar o seu animal de estimação no seu carro, mas precisa de uma transportadora adequada. Existem muitos dispositivos disponíveis no mercado que são úteis para transportar o seu cão ou gato. A escolha da transportadora depende do conforto e da segurança tanto do animal como dos outros passageiros.
Gaiolas
Se é dono de um cão de grande porte, pode decidir comprar uma gaiola. No entanto, as gaiolas são volumosas e só cabem em carros com uma bagageira grande, como carrinhas e SUV.
Contentores
Os contentores abrem-se lateralmente ou por cima. Se o seu gato ou cão for suscetível de causar problemas e fugir da gaiola assim que esta for aberta, é melhor optar por um contentor que abra por cima. Alguns transportadores têm recipientes para água e comida no interior. Os contentores são práticos e também úteis para passeios de bicicleta ou outras saídas.
Sacos
A vantagem dos sacos e cercadinhos de tecido é que são leves e permeáveis ao ar. Com uma boa ventilação, o seu animal de estimação vai sentir-se mais confortável.
Tapetes de proteção
Os animais, especialmente os cães de grande porte, também podem ser transportados no banco traseiro do carro. No entanto, ao optar por esta solução, lembre-se de proteger o banco. O animal pode arranhar ou sujar o estofamento durante o transporte. Além disso, tapetes antiderrapantes ajudam-no a manter o equilíbrio.
Arnês
Se quiser transportar o seu cão no banco do carro, também deve comprar arneses especiais. Estes facilitarão a manutenção do seu animal de estimação no lugar, garantindo a segurança.
A que deve prestar atenção ao escolher uma transportadora?
Em primeiro lugar, o tamanho. A transportadora deve ser grande o suficiente para que o seu animal de estimação possa deitar-se, levantar-se, endireitar-se e virar-se livremente.
Segurança
Se transportar o seu animal de estimação no banco traseiro, pode usar os arneses mencionados. No entanto, é importante lembrar que eles não devem ser presos ao pescoço do animal. Devem ser presos aos cintos de segurança. Os arneses também são úteis quando se transporta numa gaiola. Por outro lado, as transportadoras e bolsas devem ser presas ao banco para que não se movam durante a viagem. É importante que o animal esteja estável e não se mova pelo carro.
Lembre-se de que prender adequadamente o seu animal de estimação é importante tanto para ele quanto para si. Um gato ou cão distraído no carro é uma distração para o motorista e um perigo.